Últimas Notícias

  • Programa VAI TURISMO! é apresentado na abertura da Equipotel

    Após o corte de fita da Equipotel – um dos maiores eventos de equipamentos e serviços de hotelaria da América Latina, nesta segunda-feira (22), na Expo-SP, em São Paulo, a técnica da CNC – Confederação Nacional do Comércio, Márcia Cristina Alves apresentou no espaço Vila da Hospitalidade as linhas principais do projeto VAI TURISMO – Rumo ao Futuro.

    Por Paulo Atzingen (de São Paulo)

    “Temos que trabalhar melhor as políticas públicas do turismo e alinharmos as esferas municipais, estaduais e federais. Quantas iniciativas de turismo estão em desenvolvimento no Brasil e Estados e qual o alinhamento entre essas iniciativas?”, questionou aos presentes. “Não há”, respondeu. “Como evitar tantas sobreposições e descontinuidades?”, prosseguiu.

    Segundo Márcia, os governos estaduais eleitos em 2018 – em sua grande maioria – não priorizam o turismo como atividade econômica. “Queremos fazer com que o turismo seja priorizado na agenda governamental”, afirmou Márcia na abertura de sua apresentação.

    Segundo a técnica, o VAI TURISMO, que leva a assinatura de todo o Sistema Comércio (leia-se CNC, Federações, Sindicatos, Sesc e Senac), na composição das estratégias do plano foram consideradas as características regionais do país.

    “Trata-se de um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que quer contribuir com propostas para impulsionar o setor de turismo principalmente após o período da pandemia”, afirmou Márcia.

    “O objetivo principal da “VAI TURISMO é formular propostas de políticas públicas de forma participativa considerando características regionais e entregá-las aos candidatos do poder executivo das eleições estadual e federal de 2022”, esclareceu.

    De acordo com a executiva, já estão sendo elaborados estudos preliminares e de benchmarking, realizados encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

    “Já temos 136 organizações engajadas, mais de 6 mil visualizações no webinário de lançamento no youtube, mais de 100 encontros técnicos de sensibilização e engajamento realizado nos estados, já realizamos 27 oficinas de trabalhos para elaboração de propostas de políticas públicas, 1 estudo de Benchmarking realizado e 27 diagnósticos do turismo realizados nos estados”, enumerou Márcia.

    Ainda segundo a técnica, as pautas regionais darão embasamento a uma agenda nacional de diretrizes, estratégias e políticas públicas que orientem o poder público e que venham a ser estruturantes no médio e longo prazos para o desenvolvimento sustentável desse setor, tão importante para a economia do País.

0 comment
Top