Hotelaria X Reforma tributária
Como a hotelaria se prepara para a reforma tributária?
Na primeira quinzena de 2025, a tão aguardada Reforma Tributária foi sancionada pelo presidente Lula após um grande vai e vem do texto no Legislativo. Considerada o maior legado econômico do terceiro mandato do representante do PT, a mudança trará um novo contexto tributário para a hotelaria, com significativo ajuste na estrutura de impostos pagos pelo setor. Ainda que muita água deva passar embaixo dessa ponte, os hotéis já podem começar a arregaçar as mangas para iniciar um melhor planejamento na área – e ele será extremamente necessário.
Pensando na necessidade de antecipar o setor frente às mudanças que o texto impõe, a reportagem do Hotelier News desenvolveu duas matérias focadas nos desmembramentos da Reforma Tributária na hotelaria. Primeiro, vamos fazer um breve review sobre o que o texto contempla.
O texto sancionado traz tanto aspectos positivos, quanto negativos para a hotelaria. A redução de 40% nas alíquotas de referência do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) é, inquestionavelmente, um dos principais avanços. Todavia, a mudança não resolve a questão da competitividade do turismo brasileiro perante destinos internacionais, por exemplo.
Veja matéria completa no link abaixo:
Como a hotelaria pode se preparar para a Reforma Tributária?