José Roberto Tadros toma posse na Academia Carioca de Letras
Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac ocupa a cadeira nº 9 da entidade, que completa 99 anos em 2025
Em 19 de março, o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, foi empossado na cadeira número 9 da Academia Carioca de Letras, associação de cultura literária do Estado do Rio de Janeiro. Durante a posse, que aconteceu na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, Sérgio Fonta, presidente da Academia, destacou a importância da associação para a defesa da língua, da literatura e da cultura.
“José Roberto Tadros reúne qualidades raras: ética, disciplina, coragem e visão transformadora”, afirmou Paulo Alonso, reitor da Universidade Santa Úrsula, ao saudá-lo na Academia. Alonso destacou seu papel na educação, como professor e também à frente do Sesc e do Senac no Amazonas e, hoje, em âmbito nacional, bem como seu reconhecimento com diversas honrarias nacionais, estaduais e municipais. “Sua trajetória é marcada pela inovação e pelo compromisso com a cultura e a sociedade”, completou Alonso.
Paulo Alonso também ressaltou que Tadros foi eleito por aclamação pelos 40 acadêmicos e acadêmicas que compõem a entidade, a qual celebrará seu centenário em 2025.
Em seu discurso de agradecimento, Tadros saudou os presentes e também antigos membros da entidade, incluindo o patrono da cadeira número 9, Martins Pena, o fundador Alvarenga Peixoto e seu último antecessor, Gilberto Mendonça Teles.

“A Academia Carioca de Letras nos une no tempo e na história, sobretudo contra o esquecimento e em memória de todos que por aqui passaram. Evoco a grandeza dos que vieram antes de mim, enaltecendo suas obras e seus exemplos de vida. Assim, a memória perdura, justificando a imortalidade que a Academia nos confere. Minha gratidão sincera a cada um e a cada uma que acreditou na minha capacidade de continuar a luta e a defesa da literatura e cultura”, pontuou Tadros.
Também estiveram presentes à mesa da posse o ex-ministro e consultor da Presidência da CNC, Bernardo Cabral; o presidente da Academia de Letras Jurídicas, Francisco Amaral Neto; o presidente do PEN Clube do Brasil, Ricardo Cravo Albin; o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, Sydney Sanches; o acadêmico Arno Wehling; a presidente da Academia Carioca de Direito, Rita Cortez; e a presidente da Academia Luso-Brasileira de Letras, Maria Amélia Palladino.
Na plateia, saudaram a cerimônia de posse amigos, membros do Conselho de Notáveis da CNC e colaboradores das entidades, além de presidentes das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Aderson Frota (AM), José Aparecido Freire (DF) e Hélio Dagnoni (SC). Também marcaram presença os presidentes Edmilson Pereira, da Febrac, Alexandre Sampaio, da FBHA, a diretora-geral Executiva da CNC, Simone Guimarães, o vice-presidente Financeiro da Confederação, Leandro Domingos, e dos diretores-gerais dos Departamentos Nacionais do Sesc e Senac, respectivamente, José Carlos Cirilo e Marcus Fernandes.
Fonte: CNC